E se você pudesse ter um assistente pra te ajudar a viver uma vida mais verde, um dia de cada vez? A partir de agora, o Google Assistente vai oferecer dicas diárias e rápidas sobre sustentabilidade. Ao dar comandos de voz como “Ok Google, me dê uma dica de Sustentabilidade” ou “Ok Google, me dê sugestões para ser mais sustentável”, as pessoas terão acesso a 366 conselhos práticos elaborados em parceria com a Menos1Lixo que podem ser aplicados facilmente à rotina.
Ao ativar a função na plataforma, as pessoas poderão, por exemplo, receber respostas sobre como aprender receitas aproveitando integralmente os alimentos em casa, descobrir como lavar a louça de um jeito mais ecológico, sem desperdiçar água, ou ainda receber recomendações de como resolver o dilema do saquinho de lixo do banheiro. Assim, com pequenas atitudes no cotidiano, poderão contribuir para reduzir os impactos ambientais, começando dentro de casa.
“A parceria com a Menos1Lixo vem em um momento em que precisamos unir forças para criar um futuro melhor para nós e as futuras gerações. Percebemos que, além de comandos para definir alarmes e tocar música, muitas pessoas também precisam de um empurrãozinho para saber como podem contribuir para a melhoria da crise climática. Todos nós somos responsáveis por essa mudança e acreditamos que cada atitude é uma pequena revolução”, explica Maia Mau, Diretora de Marketing do Google no Brasil.
Quando falamos em crise climática, vale lembrar que ela não deixa ninguém de fora. E se engana quem pensa que só tem a ver com as temperaturas. Pode representar aumento de infecções, problemas de saúde mental, agravamento de doenças respiratórias, escassez de alimentos, falta de água, entre outros sérios problemas.
Segundo o último levantamento do IPCC (2021), as emissões globais de gases de efeito estufa devem cair em 7,6% ao ano até 2030 para afastar a chance de colapso. Ou seja, não dá mais pra adiar aquela mudança de hábito que às vezes deixamos de lado.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.