Cá entre nós, uma peça curinga no armário não faz mal a ninguém, né? E não é aquele papo sobre camiseta branca ou vestidinho preto, estamos falando do furoshiki.
O pano quadrado de seda, conhecido como lenço, é utilizado tradicionalmente no Japão em funções variadas - ele se transforma em roupa, embalagem para presente, sacola de compras, objeto de decoração etc etc.
A ex-ministra do Meio Ambiente do Japão, Yuriko Koike, até criou um vestido com furoshiki para mostrar o quanto ele é versátil. Esse modelo comportamental nasceu de uma cultura sustentável, que tem como objetivo reduzir o uso de sacolas plásticas e o consumo desnecessário de coisas.
A peça tem tanto valor nesses tempos modernos que virou ícone de estilo - o design importa, nós sabemos disso. O que diferencia o furoshiki de uma embalagem comum e o torna sofisticado é a sua maneira de dar o nó, assim como as diversas maneiras de embrulhar o conteúdo. Pense em técnicas similares às do origami.
E você achando que um lenço enfeitaria apenas o penteado, não é mesmo? Para o passo a passo clique aqui.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.