Dizem por aí que mãe é tudo igual. Eu, quando mais nova, por várias vezes julguei chatices. Hoje vejo que era pura sustentabilidade da dona Ligia – minha mãe. Pensei que fosse só lá em casa, mas a equipe Menos 1 lixo também tinha o que falar de suas “Hermínias”. Por isso, listamos abaixo situações que faz da sua mãe sustentável e você nem percebe. 1. Mais que uma liquidação, mãe ama um brechó, porque sabe que moda vem e vai. Mas peças duráveis e com bons preços, nem sempre.
2. Ela resolve fazer uma geral no guarda roupa do seu irmão, e pra onde vão as roupas que ele não usa mais? Para o seu armário. É isso mesmo. Irmão caçula sabe o que é reutilizar. Afinal, passar a roupa do irmão mais velho para o mais novo é coisa de mãe. Não tem pra onde correr. Normalmente nos vemos assim:
Ela nos vê assim:
Na real estamos assim:
3. Não para na roupa. O algodão do pé de feijão também vai parar no sapato. Que com dois números a mais, você usa por mais tempo. Desperdício não é coisa de mãe.
4. Se você não pode desperdiçar roupa e sapato, imagine comida? Tem que aprender a dividir com o amigo.
5. Jogar fora não é uma opção: o ensopado de hoje vira o suflê de amanhã.
Você coloca muito suflê e lá vem: “Olha o olho maior que a barriga! Colocou a comida no prato, tem que comer.”
6. Quando mais novo, é claro que não dá pra escapar do banho em dupla.
7. Tá mais velho? Nada de demorar ou deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes: ela não é sócia da Cedae.
8. Nem da Light.
Por isso, geladeira não é televisão. Abriu, fechou.
9. Falando nisso, abriu a geladeira e viu que faltaram dois ovos para o bolo: toca no vizinho e pede. Depois vai um pedaço pra ele (olha o consumo colaborativo aí).
O melhor de tudo, é que sua mãe sabe como ninguém reaproveitar os materiais. Com isso, consumir menos. Tudo bem, a roupa pode demorar um pouco pra ficar fashion, mas o suflê, o bolo e a capa da almofada que vira uma linda boneca de pano, ninguém explica.
Por que acabou? Porque sim (mãe não precisa dar explicação).
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.