Em todos os episódios da websérie #MaresLimpos, a Fe Cortez vai lançar um desafio pra tirar você do lugar comum e, principalmente, te provar que é muito fácil mudar alguns hábitos e contribuir tão positivamente pro planeta. No episódio "Estamos criando um oceano de plástico?", o desafio foi recusar os canudinhos plásticos descartáveis por 2 semanas e contabilizar o seu impacto.
Os canudos têm vida útil de 4 minutos e são muito perigosos para os animais marinho. Eles ingerem os canudinho que podem perfurar os órgãos e mandar uma mensagem pro cérebro de que estão saciados, provocando morte por inanição. E pra que serve o canudo mesmo?
Hoje já existem tantas opções reutilizáveis por aí que é até cafona aceitar um canudo plástico. Tem os canudinhos de bambu, os de inox da BeeGreen e os de vidro da Mentah, que foi super parceira do Menos 1 Lixo no projeto Mares Limpos! Rolou até sorteio no instagram. O que importa mesmo é reavaliar o uso de um plástico descartável tão inútil e colocar na balança o que vale mais a pena: o canudo ou o planeta?
Falando nisso, você já conhece a campanha #paredechupar?
Bora começar?
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.