de como economizar e ajudar o meio ambiente deixando de utilizar sacolas plásticas nas compras.
Agora, vamos unir os dois pontos. No dicionário, a expressão "a granel" significa a rodo; em grandes ou pequenas quantidades; à mistura; desalinhadamente; sem embalagem; em montes; sem conta nem peso.
Sem embalagens e desperdício. Alimento mais fresco e escolhido a dedo.
A venda a granel vêm de um passado muito distante, do império Egípcio, passando pelo Romano, indo para as caravanas do Oriente Médio até as especiarias da Índia. Antigamente, produtos como cereais, frutas, grãos e vegetais eram disponibilizados para os consumidores em grande quantidade, e ficavam à disposição dos compradores a exata quantidade do produto que precisavam.
fruteiras, armazéns e pequenas mercearias eram a alternativa para abastecer cozinhas de casas e restaurantes.
Em Caxias do Sul, município do Rio Grande do Sul, foi inaugurado em março o Armazém da Dezoito, uma grande loja com mais de 750 produtos entre chás, grãos, cereais, temperos e petiscos, acondicionados em vidros e vendidos em sacos de diferentes tamanhos. Numa entrevista ao site Pioneiro, o empresário Alyson Fred Grassi, sócio da loja, disse que o mercado a granel é uma alternativa para um consumidor mais exigente
De acordo com Ana Luiza, gerente de uma das lojas Casas Pedro no Centro do Rio,
, gastando muito menos plástico e muito menos dinheiro; embalagens industriais são horríveis para o meio ambiente e são bem mais caras. Os grandes sacos ficam estocados, e os produtos, disponibilizados em sacos de plástico biodegradáveis e barris menores para os consumidores.
A professora Lycia Lacerda, frequentadora dos mercados a granel, diz que prefere comprar certos produtos nesse tipo de loja do que nos grandes supermercados: "Além dos produtos serem melhores,
por eu poder ver o que eu estou comprando, eu posso escolher a quantidade exata do que eu quero. E imagino que por ser a granel, gere menos desperdício para as lojas comparando com os produtos embalados industrialmente nos mercados em geral", explica.
E você, costuma comprar a granel?
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.