Há 8 meses, mais precisamente 8 meses e 8 dias, nascia o meu desafio pessoal de contabilizar quantos copos descartáveis eu economizaria em 1 ano andando com o meu copinho retrátil na bolsa. Lá se foram 220 dias, e 912 copos a menos nos lixos do país, só pelas minhas mãos. Mas a melhor parte é que o que nasceu de um sonho individual já é real. Como dizia Raul "Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade", já que tenho mais 5.000 pessoas comigo na rede Menos 1 Lixo. :)
De lá pra cá, fazendo as contas, economizamos muito mais que copos descartáveis, economizamos preciosos recursos naturais como água, deixamos de emitir CO2, e muita gente levou a economia de copos para outras áreas da vida. Como a escola Ângelo Francisco Guerra, que fez até festa junina sustentável por conta do Menos 1 Lixo, uma história linda que você pode ler aqui.
É muita felicidade ver que essa rede pegou o desafio simples de andar com seu copinho retrátil na bolsa e fez mais, muito mais! Hoje faço um agradecimento a todos, todos que contribuem com esse sonho e que entenderam que juntos podemos sim construir o mundo no qual queremos viver. Agradeço aos embaixadores do projeto, à minha equipe maravilhosa, à mídia que dá espaço pra falar de coisas boas e que nos acolhe com tanto carinho, a todos que andam com seu copinho na bolsa, às empresas que deram o copo para seus funcionários. Além do agradecimento, resolvemos postar aqui nossos resultados parciais.
E se você ainda não faz parte do nosso movimento, chega mais. Compre seu copinho e vamos juntos salvando o planeta 1 copinho, ou 5, 10 mil, por vez!
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.