Retrospectiva M1L
A pauta não é nova, a gente publicou aqui em setembro, mas aí pensando em falar de ceia de Natal consciente, lembramos que um simples ato pode evitar muito desperdício: colocar menos comida no prato! Prato consciente, leia abaixo!
Na última semana, a campanha Prato Consciente viralizou e voltou a circular pelo Facebook e pela internet em geral. Em apenas sete dias o video foi compartilhado por mais de 390 mil pessoas na rede social e segue sendo compartilhada em uma média de 50 mil shares por dia.
A ação foi lançada em outubro de 2012, no dia Mundial da Alimentação, pela cliente Eco Benefícios junto com a agência publicitária DM9Sul, e o propósito era a conscientização pelo desperdício de comida. Os dados do desperdício são impressionantes: apesar de ser o 4º maior produtor de alimentos do mundo, o Brasil desperdiça 39 mil toneladas por dia, o que daria para alimentar 19 milhões de brasileiros por dia! No mundo são quase 1 bilhão de pessoas que passam fome diariamente, enquanto 20% dos alimentos vão para o lixo.
Além do vídeo, na época foi lançada uma ação offline genial, com a criação de um prato exatamente 20% menor do que o normal, para mostrar a quantidade de comida que é desperdiçada diariamente no nosso país. Ou seja, a ideia era conscientizar as pessoas a pegarem menos comida do que geralmente pegam, para que 20% do prato não fosse direto pro lixo. O mais legal é que vários restaurantes entraram na onda e realmente diminuíram seus pratos para espalhar a mensagem.
A campanha já tem 3 anos, mas pouco mudou dessa realidade, inclusive uma das metas globais da ONU continua sendo acabar com a fome. E como sempre falamos por aqui, nossas escolhas diárias podem contribuir para mudar a realidade ao nosso redor. Você não precisa de um prato 20% menor para não jogar comida no lixo né? Na próxima refeição coloque um pouco menos no prato, e se sobrar leve o restante para dar a quem tem fome ;)
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.