Pouco se fala sobre a realidade brasileira de que ainda temos 3 mil lixões espalhados pelo país e, claro, menos ainda sobre o impacto que eles têm na nossa saúde como sociedade.
Eles são proibidos desde 2014, mas ainda dominam a nossa disposição de resíduos. Já falamos por aqui que a poluição provocada por esses lixões no Brasil ultrapassa os impactos do vulcão Etna, na Itália. Escolher embalagens que tem como pós-consumo a reciclagem real oficial – como a latinha – é contribuir pra diminuir o impacto dos lixões.
E se engana quem pensa que esses impactos não afetam as cidades ou toda a comunidade brasileira: mais de 50% dos leitos de hospitais recebem pessoas com doenças relacionadas à falta de saneamento básico e gestão de lixo. Ou seja, ignorar o impacto dos lixões é desperdiçar dinheiro público. Além disso, lixões são responsáveis pela emissão de 6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera todos os anos, o que equivale a 3 milhões de carros à gasolina circulando anualmente.
Também é importante falar do perigo do gás metano, que é produzido a partir da mistura e decomposição de resíduos nesses espaços, sem qualquer tratamento, e que é 28 vezes mais nocivo do que o dióxido de carbono.
Por isso, a nossa real preocupação sobre o pós-consumo é importante. Infelizmente, muito do nosso lixo "desaparece" da nossa casa quase que de forma mágica, né? Descartamos na lixeira e, em algumas horas, não precisamos mais lidar com o nosso próprio resíduo. Mas, o nosso lixo contamina lençóis freáticos, o solo, o ar e muitas comunidades que vivem aos redores desses espaços a céu aberto, sem tratamento adequado e desamparados pelo Estado.
Como contribuir?
Primeiro, pensando no seu próprio consumo: priorize embalagens reutilizáveis e compras a granel (assim, você leva seus próprios potes e não precisa descartar nenhum plastiquinho). Quando for escolher uma bebida, opte pela lata: o Brasil é campeão de reciclagem delas, e reciclamos quase 100% das latinhas consumidas.
Tem muito mais sobre consumo consciente no nosso canal do youtube e também no nosso insta. Também tá rolando um conteúdo incrível sobre a campeã em reciclagem no Brasil, a latinha, no Vá de Lata :)
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.